A nossa reunião de embaixada do dia 05/12 foi bem produtiva, citei 15 variáveis que um empreendedor tem que considerar antes de empreender.
Se você está pensando em empreender, nesse link eu listei 103 ideias de como fazer dinheiro aqui.
Participantes:
Felipe Siqueira – Líder Embaixada e Moderador
Melksedeque Silva
Natália Bellingeri
Rose Brito
1 Tenha certeza que você não está fazendo somente pelo dinheiro
Abrir uma empresa somente pelo dinheiro não vai fazer com que você continue nos momentos mais difíceis, ter uma missão, algo que venha de dentro, que faça o sangue correr nas veias com mais intensidade é o que vai fazer com que você supere tudo o que tiver que passar, acredite, você vai passar por situações difíceis.
2 Encontre um problema e resolva
O primeiro ponto para criar um projeto é detectar um problema que você e/ou mais pessoas tenham e arrumar uma solução.
Caso o mercado já tenha essa solução, procure resolver de uma maneira mais eficiente que o mercado já apresenta. Não necessariamente ser “mais barato” que as opções já existentes vai garantir seu sucesso, você pode ser mais caro se conseguir entregar um valor maior que a concorrência já apresenta..
3 Venda o valor que esse problema resolve.
Você não compra uma furadeira, você compra o seu lindo quadro na parede, você não compra um curso, você compra o resultado que esse curso vai proporcionar para sua vida.
Encontre o valor que seu produto ou serviço entrega para o cliente final, é nesse ponto que toda sua estratégia de marketing (divulgação) deverá ser pautada.
4 Tenha um plano (Business Plan ou Canvas)
Tenha um MAPA para seguir
“Mas Felipe, eu nunca fiz um plano de negócios, nem estudei administração, o que eu faço?”
Existem muitos pontos de vista sobre um plano de negócios, tem gente que diz que ele é extremamente necessário, tem gente que diz que ele só serve pra você perder seu tempo.
O Plano de negócios pode sim te ajudar (ao meu ver) pois ele te ajuda a refletir sobre seu negócio, ele te faz perguntas que podem te ajudar bastante a compreender sobre a empresa que você pretende abrir e sobre o mercado que você vai atuar.
O Sebrae tem alguns vídeos e um plano de negócios pronto para você responder nesse link aqui
Como eu disse, pode ser muito útil pra você, se você nunca empreendeu, não abriu nenhuma empresa eu aconselho que você faça o Plano de negócios ou até mesmo o CANVAS que explicarei em seguida.
O Canvas é um “modelo” de plano de negócios, criado por Alexander Osterwalder que transformou sua tese de doutorado no Business Model Canvas.
De maneira resumida em um “quadro” ou em uma cartolina você consegue montar a ideia do que vai ser seu negócio.
A proposta de valor central do seu negócio (o que ele resolve) fica bem no centro do Canvas, justamente pra ficar claro o que deverá ser o core do seu negócio.
Não vou me alongar no canvas, você poderá saber mais sobre ele nesse artigo aqui. Adianto que ter um plano de negócios ou o Canvas é extremamente importante para que você tenha um mapa para seguir ao longo de sua jornada.
Claro, se o seu MAPA te indicar uma coisa, mas o CAMINHO que você está percorrendo te mostrar outra coisa, siga sempre o CAMINHO ao invés de ficar preso com o mapa, por exemplo:
No mapa aponta que na sua frente passa um rio, mas quando você olha pra frente não encontra o rio, nesse cenário você deve “deixar o mapa de lado” e seguir seu caminho.
Suas projeções (seu mapa) podem demostrar excelentes números, mas em meio a crise pode ser que suas vendas não sejam satisfatórias (esse é o caminho que você está percorrendo), então você tem que levar em consideração o caminho (que diz que suas vendas estão indo mal) e mudar, do que ficar olhando para o mapa dizendo que suas vendas deveriam ir bem.
5 Estude muito e leia muito
Sim todos os caras bem sucedidos do mundo devoram livros, jornais etc. E muitos largaram a faculdade.
Isso vai desenvolver sua capacidade de raciocínio além de aumentar sua criatividade pois você terá um banco de dados muito maior para ligar os pontos.
Entenda que se você não fez uma faculdade (que é o meu caso) talvez tenha que se esforçar e estudar tanto quanto alguém que já fez uma.
Acredito que nesse ponto eu deveria acrescentar que você precisa ter um senso de que deve aprender sobre tudo a todo instante (principalmente sobre sua área). Mas como disse não precisa ficar dentro da “caixa” da área. Um insight pode vir de onde menos espera. Eu sou da ADM mais posso ler um artigo de moda, de esporte, de cinema. O importante é manter a mente aberta e atualizada.
6 Nunca destrua uma ponte sem ter construído outra ponte.
Se você tem um emprego não abra a mão no inicio para “se jogar” em um projeto, a não ser claro, que você tenha chances claras de que o negócio irá muito bem (mesmo assim, faça uma poupança para garantir que nada vai sair do seu controle).
Se uma cidade (que é uma ilha) tem uma ponte (que a liga ao continente) e o prefeito decide fazer uma segunda ponte ele só poderá destruir a primeira (ou fazer um monumento histórico) depois que a segunda estiver pronta. O mesmo vale com você é sempre bom você “tocar um plano B” enquanto ainda tem o plano A.
Claro que depende de cada caso, existem pessoas que perdem seu plano A e são obrigadas a mergulhar de cabeça no plano B.
7 Tenha Capital
Sim cálculos e mais cálculos, é uma das partes mais chatas do negócio (eu pelo menos não curto muito apesar de me dar muito bem com números e excel.) Porém, não desista, considere cada real que vai sair do seu bolso para a empresa, bem como qual a necessidade de capital de giro que a empresa precisará ter.
Isso vai te manter longe de empréstimos bancários que vão consumir seu lucro e digo isso por experiência própria, abri um negócio sem ter todo o capital para a abertura (quanto mais para o capital de giro), consegui crédito para manter o negócio funcionando, em troca “ganhei” um sócio (os bancos) que consumiram meu lucro.
Então, aconselho, leia, estude, faça cálculos e mais cálculos antes de abrir seu negócio.
Aproveitando o “gancho” NUNCA misture as contas da sua empresa com as suas contas pessoais, isso pode acabar com seu negócio além de prejudicar qualquer análise que você precise fazer sobre como o dinheiro está saindo e entrando da sua empresa.
8 Disponibilidade de trabalho
Esteja disposto a trabalhar 24/7 mesmo que você não precise, esteja disposto a isso, pois pra alcançar o sucesso você vai precisar se dedicar de corpo e alma ao negócio, como disse Elon Musk: – Você não vai mudar o mundo trabalhando 40 horas por semana. (Ele mesmo tendo a grana que tem trabalha uma média de 80 horas por semana, com picos de 100), se ele faz isso, mesmo já tendo empresas com um certo sucesso, você tem que se esforçar para que sua empresa obtenha sucesso.
9 Vendas
Venda é a parte que normalmente muitas pessoas não gostam… É aquele trabalho que ninguém quer… É aquele trabalho que quando a mãe pede um emprego pra filho ela diz: – Você tem um emprego para o meu filho? Pode ser até vendedor.
Mas se a Apple não vender, ela quebra, qualquer empresa que não vender, quebra. Por isso vendas tem que receber uma atenção especial em seu negócio. Trate o assunto vendas como o departamento mais importante do negócio. Falarei mais sobre vendas em outros artigos e futuramente postarei os links aqui.
10 Equipes e Sócio
Montar uma equipe é muito difícil, as pessoas mudam, os sonhos e objetivos mudam, e pode ser que demore muito, mas quando você encontrar as pessoas certas, lute para que essa relação se fortaleça pois tudo tende a melhorar com isso.
Ter um sócio também é difícil, é importante definir as regras no começo do jogo (quem vai ser responsável pelo que), se não conhece as regras, é bom ir definindo ao longo do jogo o quanto antes.
Importante que sua equipe ou seu sócio tenha características complementares com a sua isso agregará um valor maior pois a equipe terá mais competência acumulada.
11 Comece antes de estar pronto
Faça um produto mínimo viável e saia testando por ai.
Faça pesquisas pergunte para amigos ou para estranhos na rua, se eles comprariam seu produto ou serviço (não pergunte para parentes, normalmente eles vão mentir porque amam você)
Comece onde você está, use o que você tem, faça o que você pode.
12 Networking
Um bom networking é uma peça importante para seu negócio, conhecendo as pessoas certas você pode conseguir muitos benefícios, como um investimento, uma parceria, um novo projeto, enfim, quanto maior sua rede de relacionamento, melhor pra você e para essa rede.
Vale lembrar, todo relacionamento é uma estrada de duas vias, sempre esteja pronto pra ajudar quem te pedir ajuda. Mesmo que você pense que sua empresa é pequena, que você só tem 2 funcionários (ou 1 só), eu acredito que um faixa amarela tem muito a ensinar a um faixa branca
(fazendo um comparativo com as artes marciais). Inclusive, faça Atomic Brain para conseguir chegar em soluções para seu empreendimento
13 Impossível não existe
Dedique-se, esforce-se, busque, lute, arranque conquiste, comece, VAI QUE DÁ!!!
Acreditar em si mesmo e na sua capacidade de resolver tudo o que pode querer te derrubar.
Para saber a diferença entre persistente ou teimoso, olhe para o mercado, se existem pessoas atuando no mesmo ramo que você e ganhando dinheiro, você precisa se qualificar melhor para alcançar o mesmo nível, agora se você está vendo um movimento de mudança de mercado, ou não tem ninguém fazendo dinheiro no mesmo segmento que você, mude rápido.
O importante é pensar que o impossível não existe, mire alto muito alto. Sonhar grande da o mesmo trabalho que sonhar pequeno.
14 A única certeza que tenho é a mudança
Paradoxo não? Mas muito real, esteja desposto até a destruir (de maneira disrupitiva) seu próprio negócio. O Seu mercado vai mudar, seus clientes vão mudar e você tem que se adaptar o mais rapidamente possível. Empresas que não mudam também quebram, vejam o que aconteceu com as locadoras de Fitas VHS/DVD, livrarias físicas (infelizmente) estão quebrando também, pois a forma que o cliente consome o produto mudou.
15 Escutem seus clientes
Claro, eles irão dizer que você tem que vender pra eles mais barato (quiçá de graça), mas não é isso que me refiro, busque entender as necessidades deles, e encontre novas soluções e formas de realizar isso. Uma pesquisa de satisfação, uma sugestão ou crítica para o seu negócio pode ser muito valiosa.
O que cito acima não são regras, nem leis que devem ser seguidas a risca, são dicas importantes para quem está pensando em começar a empreender.
Existem muitas outras variáveis importantes que também deverão ser levadas em conta, mas para a nossa reunião selecionei essas para compartilhar com os participantes.